Criar um Site Grátis Fantástico

The Last Cigarrete

The Last Cigarrete

“The Last Cigarrete” é o novo álbum solo instrumental de Ítalo Junqueira, guitarrista de Jacareí/SP. O músico é formado pelo Instituto de Guitarra e Tecnologia da EM&T e teve aulas com Christian McCarthy e Edu Ardanuy.

Quando um guitarrista lança um álbum solo e instrumental, dois caminhos podem ser seguidos. No primeiro o disco é extremamente técnico, parecendo um CD-aula, onde o músico se esforça para mostrar o quanto é bom e a audição se torna quase hermética, apenas para os iniciados da arte. Resumindo: chato até a alma.

Outro caminho possível é o músico ter a sensibilidade de criar composições onde ele consiga mostrar seu domínio técnico e ao mesmo tempo criar melodias que possam agradar um público além daquele que vai entender tecnicamente o que está sendo feito. Felizmente, Ítalo Junqueira conseguiu criar um disco do segundo tipo.

“The Last Cigarrete” traz 10 faixas que transitam pelo Fusion e o Rock n’ Roll, mas há algumas passagens onde é possível perceber outras influências, como em “Chapocando à Chapoqueira” que, apesar de todo o peso, em determinado momento traz algo de ritmos brasileiros, ainda que seja em poucos segundos.

As faixas trazem muitas variações, mas justamente uma em que Ítalo volta ao mesmo tema em alguns momentos é uma que me chamou a atenção: “Mephistopheles”. Uma influência que parece bem presente em diversos trechos é Eddie Van Halen.

No resumo da ópera, “The Last Cigarrete” é sim um álbum com destaque para o aspecto técnico do músico, mas também agrada quem simplesmente quer ouvir boas guitarras.
 
01. 86
02. The Last Cigarrete
03. Behind Of Streets
04. Zé! Demu o Carthy!
05. The Little Funny Bear
06. Mephistopheles
07. Tracks Of Reality
08. Pórco Salame
09. Fly
10. Chapocando à Chapoqueira